Com terceiro aumento consecutivo, ICEI-ES registra 60,3 pontos em julho e revela confiança mais disseminada entre empresários industriais capixabas

PUBLICADO EM 19 Jul 2021

O Índice de Confiança do Empresário Industrial do Espirito Santo (ICEI-ES) atingiu 60,3 pontos em julho de 2021, após aumento de 0,8 ponto em relação a junho. Trata-se do terceiro aumento consecutivo do indicador, que ao superar a marca dos 60 pontos, revela confiança mais disseminada entre os empresários industriais capixabas. Para o Brasil, o ICEI aumentou 0,3 ponto em julho de 2021, atingindo 62,0 pontos. Assim como para o Espírito Santo, a alta de julho representa o terceiro aumento consecutivo do ICEI nacional.

A melhora do ICEI-ES em julho decorreu, principalmente, do crescimento de 1,7 ponto do índice condições atuais. O aumento foi impulsionado pela melhora da percepção dos empresários sobre economia brasileira.

Já o índice de expectativas para os próximos seis meses, embora tenha registrado um aumento mais reduzido (+0,4 ponto), atingiu o maior patamar do ano, indicando um otimismo mais disseminado entre os industriais capixabas para o futuro próximo.

Com esse aumento, o ICEI do Espírito Santo atinge o maior patamar de confiança observado em 2021, o que pode ser reflexo do aumento no ritmo da vacinação contra a Covid-19 no país, provocando uma percepção de melhora das condições atuais da economia.


O ICEI é um indicador mensal, elaborado em parceria com Confederação Nacional da Indústria (CNI), que reflete a maneira pela qual os empresários avaliam as condições atuais de negócio e as expectativas para os próximos seis meses.

Tags:

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Bruno Novais

Graduando em Ciências Econômicas pela UFES. Auxiliar na Gerência do Observatório da Indústria, atua na execução de pesquisas primárias, criação e manipulação de bases de dados, e no auxílio em estudos econômicos-conjunturais.