Em agosto de 2024, ICEI-ES retoma crescimento e registra 55,4 pontos, mostrando aumento na confiança dos industriais capixabas
O Índice de Confiança do Empresário Industrial do Espírito Santo (ICEI-ES) de agosto de 2024 voltou a crescer em relação a julho (+4,4 pontos), atingindo 55,4 pontos, ficando ainda acima de sua média histórica de 54,4 pontos. Esse resultado aponta uma confiança mais disseminada entre os industriais capixabas.
O avanço no ICEI-ES foi impulsionado, principalmente, pela recuperação da satisfação dos empresários industriais com as condições atuais de seus negócios. Na passagem de julho para agosto de 2024, o índice de condições atuais migrou de 45,3 para 51,9 pontos. Ao cruzar a linha divisória de 50,0 pontos, indicou uma mudança de percepção dos industriais de insatisfação para satisfação. Vale destacar que este é o primeiro resultado acima da linha divisória desde março de 2024, além de ser o maior registrado desde agosto de 2023.
O índice de expectativas em agosto também aumentou. Frente a julho, o indicador cresceu 3,3 pontos e registrou 57,2 pontos, o maior registro desde fevereiro de 2024. Ao se situar acima de 50,0 pontos, releva otimismo mais disseminado entre os industriais do Espírito Santo.
Assim como no Espírito Santo, o ICEI do Brasil também avançou, apontando melhora na confiança dos industriais brasileiros. Em agosto ante a julho, o índice cresceu 1,6 ponto, marcando 51,7 pontos.
O ICEI é um indicador mensal, elaborado em parceria com Confederação Nacional da Indústria (CNI), que reflete a maneira pela qual os empresários avaliam as condições atuais de negócio e as expectativas para os próximos seis meses.
21 Ago
Icei | Icei-ES (ago/2024) |
Leia também
Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria
Sara Sarandy
Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela FAESA. Pós-graduanda em Inteligência Analítica e Análise de Dados pela Universidade Vila Velha (UVV). Atua como Assistente de Estudos e Pesquisas na Gerência de Inteligência de Dados e Pesquisas. Responsável por auxiliar nas demandas de pesquisas primárias, coleta e tratamento de dados.