ICEI-ES recua em novembro de 2021, porém empresário industrial capixaba segue confiante

PUBLICADO EM 18 Nov 2021

No comparativo entre outubro e novembro de 2021, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) do Espírito Santo recuou 1,9 ponto, registrando 56,2 pontos em novembro. Apesar dessa queda, os empresários capixabas permanecem confiantes, dado que o indicador se encontra acima da linha divisória dos 50 pontos, que divide confiança da falta de confiança.

O recuo do ICEI no mês de novembro de 2021 pode ser atribuído ao comportamento dos seus componentes. O índice de condições atuais - que mede a percepção dos empresários em relação à situação atual de seus negócios - teve queda de 2,6 pontos percentuais. Com este recuo, o índice ficou em 48,8 pontos em novembro, indicando que a percepção dos empresários capixabas sobre este indicador é de piora, captada, principalmente, em relação ao item de condições atuais da economia brasileira.

Por sua vez, o índice de expectativas para os próximos meses caiu menos, 1,6 ponto, situando-se ainda na área de otimismo ao registrar 59,9 pontos. Contudo, o recuo demonstra um otimismo menos disseminado entre os industriais capixabas para o futuro próximo.

Para o Brasil, o ICEI caiu 1,8 ponto em novembro de 2021, saindo de 57,8 pontos para 56 pontos. Apesar desse recuo, os empresários industriais continuam confiantes. Entretanto, essa confiança é mais fraca e menos disseminada.



O ICEI é um indicador mensal, elaborado em parceria com Confederação Nacional da Indústria (CNI), que reflete a maneira pela qual os empresários avaliam as condições atuais de negócio e as expectativas para os próximos seis meses

Tags:

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Christian Kobunda

Economista graduado na (UFU) e mestre em Economia pela (UFES). Atua como Analista de Estudos e Pesquisas na Gerência do Observatório da Indústria. Possui interesse em modelagem de dados em séries temporais, estudos macroeconômicos, setoriais, econômicos e industriais.