ICEI-ES registra 62,0 pontos em dezembro e mostra que o empresário industrial capixaba encerra o ano confiante

PUBLICADO EM 14 Dez 2020

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) do Espírito atingiu 62,0 pontos em dezembro de 2020, com aumento de 1,7 ponto em relação a novembro. Com esse resultado, o ICEI-ES atinge o maior nível desde fevereiro (62,7 pontos), muito próximo de retomar o patamar de confiança pré-pandemia. Para o Brasil, o índice passou de 62,9 para 63,1 pontos entre novembro e dezembro de 2020.

O aumento da confiança do empresário, na passagem de novembro para dezembro, decorre tanto da melhora na percepção atual da condição para negócios quanto do aumento do índice de expectativas para os próximos seis meses.

A movimentação atípica do índice em 2020 foi marcada pela forte queda observada em abril e maio decorrente da elevada incerteza logo que eclodiu a pandemia de covid-19. Após essa queda, a confiança dos empresários se recuperou consistentemente nos meses seguintes com a retomada gradual das atividades econômicas e encerra ano com o maior patamar de confiança desde o início da pandemia em março. 

O ICEI é um indicador mensal, elaborado em parceria com Confederação Nacional da Indústria (CNI), que reflete a maneira pela qual os empresários avaliam as condições atuais de negócio e as expectativas para os próximos seis meses.

Tags:

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Bruno Novais

Graduando em Ciências Econômicas pela UFES. Auxiliar na Gerência do Observatório da Indústria, atua na execução de pesquisas primárias, criação e manipulação de bases de dados, e no auxílio em estudos econômicos-conjunturais.