Mesmo com recuo de 5,5 pontos, ICEI-ES registra 55,3 pontos e ainda mostra confiança entre os industriais capixabas

PUBLICADO EM 16 Mar 2021

Em março de 2021, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) do Espírito Santo recuou 5,5 pontos, em comparação a fevereiro. Mesmo com essa queda considerável no mês, o índice ainda mostra confiança entre os empresários industriais capixabas. O ICEI-ES atingiu 55,3 pontos, acima da linha divisória dos 50 pontos, região que indica confiança. Assim como para o Espírito Santo, o ICEI do Brasil apresentou forte recuo (-5,1 pontos) entre fevereiro e março de 2021, atingindo 54,4 pontos.

A redução da confiança em março decorre tanto da redução do indicador de condições atuais, que mostra piora das condições correntes para negócio pela primeira vez em sete meses, quanto da diminuição do índice de expectativas, que revela um otimismo menos disseminado. 

Esse resultado pode estar atrelado à incerteza em relação à evolução da pandemia e seus possíveis efeitos na economia. A recente piora no quadro da pandemia no Brasil tem motivado novas medidas de contenção à Covid-19, que têm implicações diretas na atividade econômica.

O ICEI é um indicador mensal, elaborado em parceria com Confederação Nacional da Indústria (CNI), que reflete a maneira pela qual os empresários avaliam as condições atuais de negócio e as expectativas para os próximos seis meses.

 

 

 

Tags:

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Bruno Novais

Graduando em Ciências Econômicas pela UFES. Auxiliar na Gerência do Observatório da Indústria, atua na execução de pesquisas primárias, criação e manipulação de bases de dados, e no auxílio em estudos econômicos-conjunturais.