Apesar da queda de 3,6 pontos, ICEI-ES registra 58,4 pontos em janeiro e revela manutenção da confiança industrial

PUBLICADO EM 20 Jan 2021

Em Janeiro de 2021, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) do Espírito Santo diminuiu 3,6 pontos em comparação a dezembro de 2020, atingindo 58,4 pontos. O recuou de 3,6 pontos é o maior para o ICEI-ES desde abril de 2020 e decorre tanto da redução do indicador de condições atuais, quanto da diminuição do índice de expectativas. É a primeira vez, desde agosto de 2020, que o ICEI-ES situa-se abaixo dos 60 pontos, no entanto, o indicador ainda se mantém distante da linha divisória dos 50 pontos, refletindo confiança por parte dos industriais capixabas. 

A queda da confiança em janeiro pode estar atrelada à incerteza do período em relação à evolução da pandemia e seus efeitos na economia. O recente aumento do contágio em vários países do globo gera preocupações relacionadas a novas medidas de contenção à Covid-19, que têm implicações diretas na atividade econômica. 

Para o Brasil, o ICEI caiu 2,2 pontos entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, marcando 60,9 pontos.

O ICEI é um indicador mensal, elaborado em parceria com Confederação Nacional da Indústria (CNI), que reflete a maneira pela qual os empresários avaliam as condições atuais de negócio e as expectativas para os próximos seis meses.

Tags:

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Bruno Novais

Graduando em Ciências Econômicas pela UFES. Auxiliar na Gerência do Observatório da Indústria, atua na execução de pesquisas primárias, criação e manipulação de bases de dados, e no auxílio em estudos econômicos-conjunturais.