Com recuo de 3,9 pontos, ICEI-ES registra 56,9 pontos em setembro de 2021

PUBLICADO EM 21 Set 2021

O Índice de Confiança do Empresário Industrial do Espírito Santo (ICEI-ES) apresentou queda de 3,9 pontos entre agosto e setembro de 2021, registrando 56,9 pontos. Apesar desse recuo, o indicador se encontra 2,6 pontos acima da sua média histórica (54,3 pontos) e 6,9 pontos acima da linha divisória dos 50 pontos, indicando confiança. 

A queda da confiança observada em setembro modifica a tendência de aumento que o indicador vinha apresentando nos quatros meses anteriores. O recuo do indicador ocorre em um contexto de aceleração da inflação, de crise hidro-energética e de incertezas geradas pelo cenário político, revelando mudança da intensidade do otimismo do empresário industrial.

Os índices de expectativas e de condições atuais recuaram ante agosto, refletindo um menor otimismo e uma percepção de melhora das condições para negócios menos disseminada entre os empresários capixabas. 

Para o Brasil, o ICEI registrou 58,0 pontos em setembro, fazendo com que o índice fique 5,2 pontos abaixo do registrado no mês de agosto de 2021.



O ICEI é um indicador mensal, elaborado em parceria com Confederação Nacional da Indústria (CNI), que reflete a maneira pela qual os empresários avaliam as condições atuais de negócio e as expectativas para os próximos seis meses.

 

Tags:

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Christian Kobunda

Economista graduado na (UFU) e mestre em Economia pela (UFES). Atua como Analista de Estudos e Pesquisas na Gerência do Observatório da Indústria. Possui interesse em modelagem de dados em séries temporais, estudos macroeconômicos, setoriais, econômicos e industriais.