Preços na Grande Vitória variaram 0,04% em julho de 2019

No dia 08 de agosto de 2019, o IBGE divulgou o resultado do IPCA referente ao mês de julho de 2019. Na Grande Vitória, o nível de preços de julho se manteve praticamente estável, registrando alta de apenas 0,04%, na comparação com junho, estando abaixo da inflação de 0,19% registrada para o Brasil.

Na Grande Vitória, o grupo de preços relativos à habitação registrou a maior variação (+0,96%), puxada pela alta de 2,88% na energia elétrica residencial. O mesmo movimento foi verificado para o Brasil, com aumento de 4,48% neste item. Segundo o IBGE, a incidência da bandeira tarifária amarela, a qual aumenta em R$ 1,50 o valor de cada 100kwh de energia consumida, foi um dos principais motivos para esta alta de preço.

Apesar da alta na energia elétrica, no mês, para a Grande Vitória, os preços administrados, ou seja, aqueles estabelecidos por contrato ou por órgão público, registraram redução de 0,18%, puxada pela queda de preço da gasolina (-3,99%), óleo diesel (-1,76%) e gás veicular (-0,37%).

Quanto aos preços livres, os quais variaram em 0,12% na Grande Vitória, a maior alta foi verificada nos preços das passagens áreas (+31,60%), fato que pode estar relacionado ao aumento da demanda por viagens no período de férias escolares. Também para o Brasil, este aumento foi expressivo (+18,63%), mas inferior ao registrado na região metropolitana capixaba.

    Inflação de 3,52%, acumulada nos últimos 12 meses, colocou a Grande Vitória na sexta posição entre as localidades com maior alta de preços.


Para o Brasil, a inflação de 3,22%, acumulada em 12 meses, permanece abaixo da meta de inflação de 4,25%, definida pelo Conselho Monetário Nacional. 

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Suiani Febroni

Economista graduada na UFES e mestre em Desenvolvimento Econômico pela Unicamp. Foi analista de pesquisas e ciências de dados na Oppen Social. Possui experiência em manipulação e análise de dados e indicadores, análises quantitativas e em temas relacionados à atividade econômica, mercado de trabalho e educação.