Produção industrial do ES cresce 9,6% de janeiro a outubro, acima da média nacional (5,7%)

PUBLICADO EM 09 Dez 2021

Todas as atividades da indústria de transformação (23,2%) capixaba cresceram nessa base de comparação, com destaque para as maiores produções de celulose, papel e produtos de papel (44,7%) e metalurgia (27,2%), que continuam sendo beneficiadas pela expansão da demanda mundial e nacional por commodities.  

Na indústria extrativa, houve um recuo de -14,6% nesse ano, pressionada pela queda na produção de petróleo e gás natural. De acordo com os dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), tanto a extração de petróleo (-15,4%) quanto a de gás natural (-13,6%) reduziu no acumulado do ano.  

Frente a setembro deste ano, a produção capixaba caiu -1,0%, já descontado os efeitos sazonais. A queda foi puxada pelo baixo desempenho da indústria de transformação (-3,9%), influenciada pela indústria de alimentos (-11,1%). A indústria extrativa suavizou a queda do mês, ao crescer 12,1%.   

Fatores como o encarecimento e desabastecimento de matérias-primas, que aumentam o custo produtivo; e alta da inflação e do desemprego, que afetam a demanda pelos produtos industriais, têm impactado no desempenho da indústria nacional e a estadual.

Confira outros destaques setoriais do resultado trimestral da PIM-PF para o Espírito Santo:  

  • A produção do setor de alimentos reduziu -11,1% na passagem de setembro para outubro. O setor foi impactado pelo aumento da inflação nacional e pelo embargo da carne brasileira pela China, que durou até o dia 23/11/2021, para as carnes certificadas antes do dia 04/09;    

  • A metalurgia também recuou no mês (-4,6% frente a setembro);  

  • A atividade de celulose, papel e produtos de papel cresceu 47,7% no acumulado em 12 meses. A performance está atrelada ao aumento da demanda mundial e nacional por pasta química de madeira;  

  • A fabricação de produtos de minerais não-metálicos cresceu 22,4% no acumulado de janeiro a outubro, beneficiado pela produção de granito talhado, cimentos “Portland” e outros produtos como ladrilhos, placas e azulejos de cerâmica;     

  • De acordo com os dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a produção de Petróleo no Espírito Santo cresceu 1,9% em outubro frente a setembro, ao passo que Gás Natural cresceu 0,4% no período.  

Clique aqui e confira na íntegra a nota conjuntural sobre a PIM-PF do Espírito Santo.

A Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF Regional) referente a outubrofoi divulgada nesta quinta-feira, 09 de dezembro de 2021, pelo Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE). Para o Espírito Santo é feito o levantamento de 30 produtos, o que gera uma cobertura de 79% da indústria geral do estado, segundo a metodologia adotada pela pesquisa.

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Rafael Almeida Leal

Graduado e Mestre em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua como Analista de Estudos e Pesquisas na Gerência de Estudos Econômicos. Possui interesse na área de Finanças Públicas e análise de dados conjunturais.