Produção industrial do Espírito Santo cai -2,4% nos 4 primeiros meses de 2023

Desempenho negativo foi puxado pela queda de -10,8% na indústria de transformação, mas amenizado pela expansão de 2,6% na indústria extrativa.

PUBLICADO EM 13 Jun 2023

No acumulado até abril de 2023, a produção da indústria capixaba reduziu -2,4% frente ao mesmo período o ano anterior, resultado menor do que o registrado pela média nacional (-1,0%). Esse desempenho negativo do setor industrial capixaba foi puxado pela queda de -10,8% na indústria de transformação.

Todas as atividades da indústria de transformação reduziram a sua produção no acumulado até abril deste ano, frente ao mesmo período de 2022. A maior queda foi registrada pela fabricação de metais não metálicos (-19,5%), explicado pela redução da demanda externa por granitos e pela menor produção de pedras para a construção e de cerâmicas.

Por sua vez, a queda da indústria geral capixaba foi contrabalanceada pela expansão de 2,6% na indústria extrativa até abril de 2023. Este crescimento decorre da maior produção de minério de ferro no estado, resultado que acompanha as expectativas de crescimento da demanda desse produto pela economia asiática.

Em abril deste ano, frente ao mesmo mês de 2022, a indústria geral do Espírito Santo também registrou uma queda, no patamar de -1,4%, novamente puxada pelo menor desempenho da indústria de transformação no estado (-9,6%). A fabricação de produtos de minerais não metálicos (-18,2%) e a metalurgia (-12,7%) recuaram, ao passo que os produtos alimentícios (0,9%) e a fabricação de papel e celulose (3,0%) registaram uma expansão da produção.

Ainda nesta comparação interanual, a indústria extrativa capixaba também ampliou a sua produção, na ordem de 3,6% frente a abril de 2022, motivada pelo aumento de produção de pelotas de minério de ferro e de petróleo e gás natural.

Já na passagem de março para abril deste ano, a atividade industrial no estado caiu -1,2%, segunda queda consecutiva na análise marginal.

Esse menor dinamismo da indústria nacional e capixaba decorre da desaceleração econômica mundial causada por uma política monetária contracionista nas economias centrais. No Brasil, a atual postura contracionista da política monetária nacional, em conjunto com o elevado endividamento das famílias e a onda de recuperações judiciais de grandes empresas no país, continuam sendo fatores que poderão limitar os próximos resultados da PIM-PF.

Clique aqui e confira na íntegra a nota conjuntural sobre a PIM-PF do Espírito Santo.

Nota: A Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF Regional) referente a março foi divulgada na sexta-feira, 13 de junho de 2023, pelo Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE). Para o Espírito Santo é feito o levantamento de 29 produtos, o que gera uma cobertura de 79% da indústria geral do estado, segundo a metodologia adotada pela pesquisa.

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Thais Mozer

Graduação em Ciências Econômicas e Mestrado em Economia pela UFES, na linha de pesquisa de Economia Industrial. Atua como Analista de Estudos e Pesquisas na Gerência de Estudos Econômico.